Meu nome é Mariane, mas você pode me chamar de Mari. Sou de Niterói-RJ, e, desde que me entendo por gente, meu sonho sempre foi trabalhar com textos.
Ainda na adolescência, ao me entreter com meus livros, fazia correções mentais de erros que encontrava na escrita e, de alguma forma, sempre soube que um dia faria isso profissionalmente.
Quando precisei decidir que faculdade fazer, escolhi Letras porque queria trabalhar em editoras de livros, mas, quando comecei o curso de fato, recebi um balde de água fria ao perceber que estava estudando em um câmpus focado em docência.
Dei aulas de inglês por um ano, no entanto, percebi que aquilo não era para mim, e decidi correr atrás do que eu realmente desejava para minha carreira.
Em meio a tudo isso, conheci uma professora que trabalhava em uma revista científica. Eu nem sabia o que era isso, mas, ao entender como funcionava, me apaixonei perdidamente! Consegui uma bolsa de estágio para trabalhar lá como assistente editorial e, desde então, sinto que realmente encontrei minha vocação.
Foi assim que aprendi a lidar com textos acadêmicos e percebi que gostaria muito de atuar com revisão e formatação nessa área.
Em 2018, recebi o Prêmio da Graduação Fernando Sgarbi Lima pelo meu desempenho como assistente editorial de revista científica, o que foi uma imensa realização pessoal e profissional!
Em 2019, sob o comando de minha orientadora da época, ministrei minicursos sobre editoração científica e revisão de texto para periódicos científicos para quem desejava ingressar ou se aprofundar mais no assunto. Eu amei poder mostrar a tantas pessoas que, mesmo estando em um curso voltado para formação de professores, era possível, sim, atuar também como revisor de texto e assistente editorial!
Hoje, sou formada em Letras - Português/Inglês pela UERJ/FFP, atuo como revisora e editora de textos profissional freelancer, e também continuo como assistente editorial de revista científica.
Devido ao meu trabalho como assistente editorial de periódicos científicos, passei a ter contato também com textos para redes sociais, pois uma de minhas funções é administrar essas contas, postando a divulgação das chamadas e dos artigos publicados, a fim de contribuir para a divulgação científica, área pela qual sou apaixonada e na qual tenho vontade de fazer mestrado.
Com o intuito de me aprimorar no nicho de revisão digital e, ao mesmo tempo, pensando na divulgação científica (que envolve comunicação social), decidi investir em uma pós-graduação em Jornalismo Digital pela Unyleya, a qual orgulhosamente concluí no primeiro semestre de 2022.
Se você acha que posso contribuir com seu projeto, me chama aqui e vamos fazer acontecer!