No meio de 2022, surgiu a oportunidade de comparecer a um evento que muito me interessou: o V Fórum Nacional de Revisão de Textos, que seria realizando em Natal/RN.
Nunca havia comparecido presencialmente a um evento de revisores de texto, por isso, minha expectativa era enorme. Além disso, eu já tinha me apaixonado pelo Nordeste quando fui à Fortaleza/CE em 2019 para o ABEC Meeting, e, claro, fiquei muito empolgada para conhecer mais um estado dessa região que tanto me encantou!
Para resumir a experiência turística: Natal é o lugar mais lindo onde já estive na vida! Fizemos um passeio de buggy sensacional por várias praias e pudemos conhecer pelo menos um pouquinho do melhor que a cidade tinha a nos oferecer.
Outro fator que me fez embarcar nessa aventura (uma vez que sou do RJ e as passagens não estão nada baratas...) foi saber que tantas amigas revisoras, que só conhecia pela internet, estariam lá e que poderíamos nos abraçar e trocar ideia olho no olho.
Resolvi me inscrever na Sessão de Comunicação para aproveitar minha ida e, felizmente, aceitaram meu resumo! Eu mal podia esperar para falar sobre meu trabalho para tantos colegas de profissão!
Escolhi fazer um relato de caso sobre minha experiência como assistente editorial de periódicos científicos na UERJ/FFP, e como a área de editoração científica pode impactar positivamente na trajetória acadêmica dos graduandos em Letras, assim como me impactou.
Falei sobre os minicursos e oficinas que eu e minha orientadora oferecemos para os graduandos e sobre os resultados positivos que obtivemos por meio disso, entendendo que obtivemos sucesso em mostrar para os estudantes de Letras que há outras possibilidades de carreira na área além da docência. Com a formação complementar em editoração científica por meio de bolsas, oficinas, minicursos e cursos de extensão, é possível formar licenciados em Letras com um currículo mais amplo e qualificado.
No evento, houve muito debate sobre os caminhos do revisor de textos, o empreendedorismo, o serviço público, a revisão para periódicos científicos, os desafios de empreender em uma realidade em que não há mais tantas vagas no serviço público para revisores e como podemos contornar essa problemática unindo a classe para exigir todos os direitos que precisamos. Participar disso tudo foi, de fato, muito enriquecedor para mim.
No auge da pandemia, em 2020, conheci Hariele Quara, a Mestre da Revisão, e ela me deixou tão encantada com seus conteúdos e seu jeito de ensinar que comprei uma vaga em sua primeira turma de mentoria. Foi um divisor de águas na minha vida. Passei a ver a revisão e edição de textos com um olhar mais profissional, me especializei em formatação, aprendi a montar orçamentos, captar clientes e muito mais.
Hariele, para além de professora e mentora, virou minha amiga, e eu não poderia estar mais orgulhosa de tudo que ela vem conquistando! Foi incrível e inexplicável estar em sua presença nesses 5 dias e poder abraçá-la e ouvi-la falar tudo o que sabe tão de pertinho.
Conheci também a Camila Colombo, minha maior parceira de jobs da vida, que confia tanto em mim quanto eu confio nela, e todo trabalho que fazemos juntas sai com uma qualidade indescritível (fica aí o convite para ser nosso cliente! 😉). A Camila revisa todos os trabalhos que eu não consigo por estar focada na formatação, e ela me chama para formatar quando está mais focada na revisão. Há dois anos trabalhamos juntas numa parceria maravilhosa, e ela também se tornou uma amiga próxima, por quem tenho uma admiração imensa. Foi emocionante ficar tão perto dessa minha amiga tão querida nesses dias.
A Maria Ellem, da Consulte a Maria, é simplesmente um ser humano fascinante. O tanto que já trocamos ideia pelo WhatsApp sobre trabalhos, projetos, mestrado... enfim! Sempre admirei muito seu jeito de trabalhar e de ver o mundo, com seu humor leve e divertidíssimo! Foi lindo presenciar esse EVENTO (sim, essa mulher é um EVENTO) ao vivo e ainda poder vê-la falar do seu nicho de revisão crítica com tanta propriedade e profissionalismo no Fórum. Me senti privilegiada, de verdade. Maria, o mundo é seu!
Além dessas minhas amigas que eu estava doida para encontrar, conheci outras profissionais incríveis com quem tive o prazer de conviver durante a viagem, e pude perceber que cada uma tem um talento gigante e muito a ensinar. Voltei dessa viagem me sentindo uma profissional muito mais completa por ter dividido meus dias com essas pessoas tão incríveis.
Obrigada, V Fórum Nacional de Revisão de Textos! Obrigada, Natal! Foi lindo! ♥