Quando você cita um autor no seu texto e coloca seu nome junto ao ano e à página da fonte, fica ali um material a ser conferido pelo editor.
São diversos os fatores que podem te levar a errar na hora de citar:
👉 Cansaço;
👉 Falta de atenção;
👉 Confusão com outro trabalho de um mesmo autor;
👉 Desconhecimento do formato de citação do manual;
👉 Muitos materiais sendo consultados ao mesmo tempo etc.
👉 Muitos materiais sendo consultados ao mesmo tempo etc.
Na verdade, o motivo não é importante. O que deve ser levado em consideração aqui é que, quando você contrata uma formatação, se não estiver seguro(a) de que todas as fontes foram citadas corretamente (principalmente em relação à autoria e ao ano), é melhor confirmar com seu editor se ele vai checar essas informações para você.
Não é função do editor consultar todos os materiais usados por você para conferir se tudo foi feito corretamente, afinal, isso é sua responsabilidade. O que o editor faz é procurar possíveis desencontros de informação (como, por exemplo, uma confusão entre autores com sobrenomes parecidos; datas que não condizem com a fonte na lista de referências; autor não mencionado na lista de referências; autor citado com e sem et al. etc.).
Isso significa que, a cada citação sua, o editor vai avaliar e garantir que tudo está citado corretamente, dentro de suas limitações (afinal, se você escreveu uma citação com nome, ano e página errados e não há nenhum indício disso, não há como o editor saber, certo?).
Além disso, a padronização da lista de referências costuma ser uma das partes mais difíceis do serviço, devido à atenção necessária a detalhes da padronização, detalhes esses que podem variar de acordo com cada instituição/manual e que costumam ser verificados de perto pela banca/pareceristas.
Também é bem comum de acontecer de um cliente esquecer de inserir alguma fonte na lista de referências que foi citada no corpo do texto, por isso, esse é mais um motivo para se cobrar por referência, assim, o editor saberá que cobrou por tudo que conferiu.
E é devido a essas razões que se deve cobrar por cada item da lista de referências! 😊
Gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Comente aí embaixo e vamos conversar!