Se você me acompanha já há algum tempo, sabe que passei a dar uma atenção especial ao modo como forneço meu serviço de formatação, uma vez que esse é meu carro-chefe.
Após quatro anos de muita dedicação aos meus freelas de formatação, cheguei a algumas conclusões e optei por diferenciar esse tipo de trabalho entre formatação básica e formatação completa.
Mas por quê?
Bom, primeiramente, é importante que você saiba que um serviço de formatação normalmente inclui conferir cada citação dentro do texto, ou seja, cada trechinho citado por você passa pela minha avaliação, na qual confiro a grafia do nome/sobrenome do autor (e até se falta mencionar um), se é uma citação direta ou indireta, se o tamanho faz com que precise estar recuado, se precisa de aspas, se possui ano e página e se a fonte da qual você tirou esse trecho está na lista de referências com todas as informações necessárias.
E, além disso, ao chegar na lista de referências, também confiro se tudo que está ali foi mencionado no texto.
É um trabalho muito minucioso e digno de toda a atenção, pois um deslize nesse quesito pode gerar questionamentos da banca, e não queremos isso, não é?
Acontece que fazer isso requer muito tempo da parte do editor, principalmente quando se tratam de dissertações e teses, as quais são mais extensas, passando das 100 páginas. Já imaginou conferir isso tudo em algumas horas? É simplesmente inviável. Eu, normalmente, levo de 3 a 5 dias úteis só nessa parte, dependendo da quantidade de páginas e do prazo do cliente.
Já na formatação básica, na qual apenas padronizo o formato do texto e de seus elementos pré e pós-textuais de acordo com o manual solicitado, levo de 2 a 5 dias úteis, também dependendo do número de páginas e do prazo.
Em suma, posso levar cerca de 10 dias úteis para entregar uma formatação completa de um trabalho gigantesco. Acontece que, além disso, muitos clientes também precisam da revisão ortográfica, que vai depender do prazo do revisor, e nem todo cliente pode esperar, digamos, mais de 20 dias úteis para receber a versão final do trabalho.
E o preço, principalmente quando se trata de um prazo mais urgente, também pode ser um empecilho na hora de fechar o contrato.
Por isso, ao reparar nesses fatores, resolvi ofertar a formatação básica, recomendada para quem:
👉 Não tem condições para investir muito em formatação, mas precisa de ajuda (nesse caso, recomendo que confira as informações das citações e referências por conta própria);
👉 Possui pleno domínio sobre tudo que pesquisou e tem confiança de que todas as informações estão corretas;
👉 Tem prazo curto e prefere entregar o trabalho com uma formatação básica ao invés de sem formatação alguma.
👉 Possui pleno domínio sobre tudo que pesquisou e tem confiança de que todas as informações estão corretas;
👉 Tem prazo curto e prefere entregar o trabalho com uma formatação básica ao invés de sem formatação alguma.
No serviço de formatação, a parte mais trabalhosa, de fato, é conferir se todas as citações possuem fonte completa na lista de referências; se tudo que está na lista de referências foi citado no corpo do texto; e se a grafia dos nomes completos dos autores está correta. Eis os diferenciais da formatação completa!
A fim de resumir tudo isso e deixar essas diferenças bem nítidas, segue um quadro que preparei para você: